Funil de Vendas: o caminho mais curto entre o interesse e o resultado.
Como mensurar o real interesse do cliente ao produto que está ofertando?
Como disse William Edwards Deming: “… o que não se mede, não se gerencia…”, ou seja, você precisa entender a real evolução do seu cliente dentro do “Funil de Vendas”, a cada fase analisar/medir se realmente está havendo esta “evolução” ou é algo que você entendeu que sim.
Como assim Cláudio? Veja bem, o seu cliente lhe dará os sinais para as mudanças de fase, não pode ser algo somente “desejado” por você, tem que partir do “interesse” dele. Imagine quando ele estiver na fase “Primeiro contato” por exemplo, ele poderá lhe dizer: “Ok, me envie mais informações sobre seu produto…”, opa, um ótimo sinal para você passá-lo para a fase “Desenvolvimento da Venda”, e estando nesta fase, ele poderá falar: “Ok, vou sentar com meu departamento de compras e sugeri sua empresa como nossa prestadora de serviços…”, ou claro, ele poderá ser mais sutil, mas a ideia é partir do cliente esse interesse para que você o suba de fase, com o tempo, ou seja, com um relacionamento mais apurado entre vocês, você conseguirá analisar isso melhor ainda, pois, o conhecerá mais, ou poderá ainda replicar a experiência para outros clientes.
Lembre-se, toda experiência é uma experiência, tire tudo o que for de bom ou de ruim, para ou repetir no futuro ou para evitar.
Quer que eu te ajuda a medir a evolução do seu cliente contigo? Entre em contato e vamos bater um bom papo.
Aguardo seu contato!


