Tá com a agenda da semana vazia e não sabe o porquê?

Em meus 25 anos na área comercial, já vi diversos profissionais de vendas iniciarem suas semanas sem nenhum evento em sua agenda, aguardando o que irá “acontecer” no dia, isso é inadmissível e nada produtivo. Venha comigo entender melhor os efeitos disso e qual é minha sugestão de melhoria.

GESTÃO COMERCIAL

Cláudio Albino

2 min ler

Em meus 25 anos na área comercial, já vi diversos profissionais de vendas iniciarem suas semanas sem nenhum evento em sua agenda, aguardando o que irá “acontecer” no dia, isso é inadmissível e nada produtivo. Venha comigo entender melhor os efeitos disso e qual é minha sugestão de melhoria.

Primeiro precisamos entender que “Agenda” é planejamento, é algo que irá acontecer, algo previsto e geralmente derivado de alguma coisa, seja de uma primeira abordagem do pré-vendas, um formulário de contato enviado pelo site, dentre outros. Entendo que na área comercial uma agenda perfeita, deveria ter diariamente eventos como: “Ligar para o Sr. José e dar retorno do formulário de contato”, “Enviar e-mail para a D. Maria, e verificar se ela recebeu as informações complementares de nossos produtos”, e assim por diante.

A cada ação ou contato que você toma envolvendo seu cliente, deverá gerar um evento e uma informação a ser administrada (Gestão da Informação). Pense comigo, você acabou de fazer uma ligação, onde o cliente ficou encantado com sua abordagem e quer um pouco mais de informações do seu produto e alguns cases de sucesso, para analisar se prossegue ou não as negociações contigo, você desliga e em seguida (imagino eu) você irá lançar o que fora conversado numa “Ata de Reunião” ou diretamente no seu CRM, ou ainda qualquer outro meio que você está acostumado (espero que não seja num “bloco de notas”), mas que de todo jeito você consiga futuramente consultar as informações, a fim de rever pontos importantes deste contato realizado ou simplesmente documentar o que fora dito.

Sendo assim, após lançar as informações acima em sua “Ata”, qual será o próximo passo? SEMPRE deverá ter um próximo passo, onde minha sugestão é a de lançar algum EVENTO em sua Agenda, exemplo: “Dia 27/10/2025 - Enviar e-mail ao Sr. João da empresa XYZ com informações complementares de nossos produtos e alguns cases de sucesso”, e já pode se planejar ainda melhor lançando também: “Dia 29/10/2025 - Ligar para o Sr. João da empresa XYZ e verificar se ele recebeu meu e-mail e conseguiu analisar as informações complementares e os cases de sucesso que enviei no dia 27/10/2025”. Veja bem, você gerou 2 eventos provenientes de uma única ligação, sua agenda está tomando forma e se continuar assim, a terá cheia, e verá como conseguirá mensurar melhor sua produtividade e ter resultados mais positivos.

Coloque na sua cabeça, o importante é que você tenha diversos eventos registrados em sua agenda para poder realmente se planejar e ter uma semana produtiva, sim eu sei, a área comercial tem seus imprevistos, mas sei que deixará um tempinho em sua agenda para isto, como eu disse, não podemos iniciar nosso dia sem saber que direção tomar, a agenda é sua companheira diária, use-a.

Para finalizar, deixo aqui algumas dicas de “Eventos” a serem lançados em sua agenda:

  • Sempre iniciar seus “lembretes” com:

    • Ligar para: - Assunto:

    • Enviar e-mail para: - Assunto:

    • Retornar ligação do(a): - Assunto:

    • Reunião online com: - Assunto:

    • E assim por diante…

Sei que encontrará a melhor forma de gerir sua agenda e seus eventos, mas se ainda estiver com dúvidas, entre em contato comigo que te ajudarei a montar tanto uma Gestão da Informação mais eficiente, quanto sua Agenda. Ah, e se não sabe qual aplicativo usar para gerir estas informações e nem a agenda, eu te ajudarei também, não fique parado, você está perdendo dinheiro.

Pode entrar em contato direto comigo pelo celular: (18) 99820-0111 (WhatsApp), mas se preferir, envie uma mensagem pelo nosso site.

Aguardo seu contato!